Empreendedores, pessoas físicas, empresas e instituições parceiras são nossos aliados no trabalho que realizamos pela integração de pessoas refugiadas no Rio de Janeiro. Sem essa rede, não chegaríamos tão longe.
Alguns desses parceiros oferecem gratuitamente cursos de capacitação e treinamento. Além do aprendizado, essas oportunidades tornam os currículos de profissionais refugiados mais competitivos no mercado de trabalho brasileiro.
Se você trabalha numa empresa ou organização interessada em oferecer oportunidades de aprendizado e crescimento profissional para pessoas em situação de refúgio, ou é um(a) empreendedor(a) que deseja capacitar pessoas refugiadas, cadastre-se gratuitamente!
PASSO A PASSO
1
Antes de prosseguir com o cadastro, conheça e aceite os Termos e Condições de Uso da plataforma Trampolim. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco!
2
Ciente das condições da plataforma, preencha o cadastro com suas informações e compartilhe conosco de que forma você deseja nos apoiar.
3
Quando o cadastro estiver finalizado, nossa equipe receberá um aviso sobre sua disponibilidade e fará contato o mais breve possível, para que o seu apoio seja viabilizado.
4
Em caso de dúvidas, entre em contato! Será um prazer atendê-lo(a)! Saiba mais em Perguntas Mais Frequentes (FAQ)
Perguntas mais frequentes
Quero apoiar a plataforma Trampolim, oferecendo treinamento ou capacitação. No entanto, sou uma pessoa física e/ou profissional liberal. É possível?
Sim, é possível. Pessoas físicas ou jurídicas podem oferecer treinamento ou capacitação para profissionais em situação de refúgio. Apenas ressaltamos que o apoio deve ser inteiramente gratuito, seja quem for o(a) provedor(a) do treinamento ou capacitação.
Todas as minhas ofertas de apoio aos profissionais em situação de refúgio precisam ser gratuitas?
Sim, todas as iniciativas de apoio precisam ser inteiramente gratuitas, com isenção de custos na inscrição, material didático e diploma de conclusão de curso..
De que maneira eu posso apoiar a plataforma Trampolim, oferecendo treinamento ou capacitação?
Na seção “Quero Oferecer Treinamento” indicamos algumas possibilidades de ações
para que você participe da plataforma Trampolim e forneça o seu apoio.
No entanto, caso pense em outras possibilidades de apoio que não foram
mencionadas em nossas sugestões, você terá um espaço no cadastro para sugerir
qualquer outra forma de apoiar-nos. Sua oferta será então avaliada por nossa
equipe.
Como devo proceder para que o meu apoio chegue às pessoas em situação de refúgio?
Sugerimos que leia os Termos e Condições de Uso da plataforma Trampolim e que conheça as regras que regem este site. Caso concorde com os nossos termos, você poderá prosseguir com a navegação e preencher um cadastro, nos informando qual será a sua oferta de apoio. Seja o mais detalhado possível em sua proposta.
A minha oferta de apoio para fornecer treinamento ou capacitação será automaticamente aprovada e visualizada na plataforma Trampolim?
Não. Uma vez cadastrada sua oferta de apoio, o formulário será submetido à avaliação da equipe da plataforma Trampolim. Responderemos com a maior brevidade possível, pelo telefone ou e-mail informado em seu cadastro, para então conversarmos sobre a possibilidade de concretização de sua oferta.
O refugiado/ solicitante de refúgio têm direito a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)?
Sim. Uma vez com o Protocolo, o solicitante poderá solicitar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a Carteira de Trabalho Provisória-CTPS provisória (condição de provisória) – tem validade, precisa ser renovada periodicamente. Segue a data de expiração do protocolo.
É possível que a minha oferta de apoio não seja aprovada?
Sim, é possível. Algumas iniciativas de apoio oferecidas por parceiros necessitam, por vezes, de suprimento financeiro, total ou parcial; de estrutura física, ou mesmo de recursos humanos para que se realizem. Nós, da equipe Trampolim, teremos o maior interesse em avaliar, caso a caso, e empenharemos o máximo de esforço institucional para que essas ações de apoio se concretizem. No entanto, nossos recursos nem sempre possibilitam que todas as ações sejam implementadas.